Divulgação do CD gratuitamente ainda está rendendo críticas aos irlandeses.
Por Rodrigo Duarte
04/11/2014 às 13:59
publicado em Notícias
Parece que a estratégia de marketing que colocou o novo álbum do U2 nos dispositivos móveis de todos os usuários do iTunes continua rendendo críticas aos irlandeses. Desta vez a reclamação não veio dos usuários e sim de pessoas ligadas ao mundo da música.
Nick Mason, baterista da lendária Pink Floyd, também teceu as suas críticas contra a decisão de Bono e sua turma. O músico declarou que nos últimos tempos as músicas estão passando por um processo de desvalorização, e que atitudes como esta ação de marketing acaba contribuindo ainda mais para que isso aconteça.
“A música tem sido desvalorizada terrivelmente por ser distribuída de graça. É irônico que eles [integrantes da banda U2] não perceberam isso. Tem sido o grande dilema da indústria no século 21".
Parece que a ideia de colocar as músicas novas da banda nos equipamentos do mundo inteiro ainda continuará repercutindo por um bom tempo.
O novo álbum do U2, “Songs of Innocence” ganhou uma grande ação de pré-lançamento que pegou carona junto com o anúncio dos novos modelos do iPhone. Todos os usuários dos equipamentos da Apple e que usam o serviço iTunes acabaram recebendo o disco inteiro gratuitamente.
O problema começou a surgir horas depois, na internet, com muitos usuários reclamando que não foram perguntados se realmente queriam o novo disco da banda na sua playlist. O movimento acabou sendo tão grande que forço a Apple a criar uma ferramenta exclusiva para remover o álbum.
Dias depois o próprio Bono Voz confirmou durante uma entrevista que a estratégia teria sido um erro e pediu desculpas para os usuários que se sentiram prejudicados.