Letras Web

TikTok começa remoção de músicas do catálogo da Universal Music Publishing

Empresas não conseguiram chegar em um acordo comercial para uso das músicas.

Por Rodrigo Duarte
27/02/2024 às 19:22
publicado em Notícias

O TikTok começou a remover, no mundo todo, da sua plataforma as músicas que são publicadas pela Universal Music Publishing. De acordo com as informações que foram publicadas pela imprensa especializada, as músicas começaram a ser bloqueadas nesta terça-feira, dia 27.

TikTok começa remoção de músicas do catálogo da Universal Music Publishing

As duas empresas não entraram em um acordo comercial. O impasse começou a surgir efeitos no começo deste mês, com os fonogramas pertencentes ou distribuídos pelo UMG serem removidos da plataforma. Agora, está se estendendo a um número muito maior, envolvendo obras musicais, incluindo àquelas editadas pela empresa, através da Universal Music Publishing (UMPG).

O impasse também vai acabar afetando um número muito maior de artistas do que aqueles que possuem contratos com a Universal Music, uma vez que o sistema de distribuição das canções, em muitos casos, acaba envolvendo mais de uma empresa. Com isso, músicas de artistas com contratos com a Sony Music e a Warner Musica também podem acabar sendo removidas.

TikTok começa remoção de músicas do catálogo da Universal Music Publishing

De acordo com a Variety, o alcance deste último movimento é amplo, pois afeta um grande número de gravações não-emitidas por um selo de propriedade do Universal Music Group, e muitos artistas que colaboraram com compositores sob contrato com o Universal Music Publishing Group. Os vídeos com essas músicas devem ser removidos da plataforma ou ter a música neles silenciada.

Dentre os grandes nomes da música que devem ter suas canções retiradas da plataforma de vídeo curtos estão Adele, Justin Bieber, Mariah Carey, Ice Spice, Elton John e Bernie Taupin, Metallica, Metro Boomin, Harry Styles, Taylor Swift, SZA, The Weeknd e muitos outros.

Últimas notícias

As mais acessadas