Letras Web

Morre cantor e compositor brasileiro Moraes Moreira

Artista acabou se tornando histórico ao ser membro dos Novos Baianos.

Por Rodrigo Duarte
13/04/2020 às 18:11
publicado em Notícias

Morreu na manhã desta segunda-feira, dia 13 de abril, o cantor e compositor brasileiro Moraes Moreira. O músico, de 72 anos de idade, teve o seu corpo encontrado dentro do seu apartamento, localizado na Gávea, no Rio de Janeiro. De acordo com as informações que foram divulgadas, a causa da morte ainda é desconhecida, mas tudo indica que o músico teve um enfarto. Ele morava sozinho.

Morre cantor e compositor brasileiro Moraes Moreira

O músico foi considerado como um dos mais importantes do cenário musical brasileiro, especialmente por ter sido membro original do grupo Novos Baianos. Na banda, ele atuava como cantor, violonista e principal compositor ao lado do poeta Luiz Galvão. Com o grupo ele lançou quatro álbuns considerados antológicos, incluindo "Acabou Chorare" de 1972 visto como um dos mais importantes discos de toda a música brasileira - na eleição feita pela edição brasileira da revista Rolling Stone ele ficou em primeiro lugar.

O disco acabou se tornando muito famoso especialmente por apresentar uma mistura de musicalidades completamente nova do que estava sendo feito até aquele momento, especialmente com a fusão do samba, com o frevo, a bossa nova e o rock.

Morre cantor e compositor brasileiro Moraes Moreira

A partir do ano de 1975, Moraes Moreira acabou seguindo carreira solo, ainda seguindo fazendo misturas diferentes em seus discos, mas sempre dando uma ênfase maior aos ritmos que são considerados como tradicionais do nordeste. Mas muitos elementos do pop e do rock também acabavam fazendo parte das suas composições.

Com essa fórmula ele emplacou sucessos como "Pombo Correio", "Lá Vem o Brasil Descendo a Ladeira", "Sintonia" e "Por Que Parou, Parou Por Quê?" e se tornou um dos rostos mais populares da MPB.

Últimas notícias

As mais acessadas