Letras Web

Gusttavo Lima recebe homenagem na embaixada Dominicana

Cantor foi reconhecido como artista que mais promoveu a bachata no Brasil.

Por Rodrigo Duarte
03/11/2020 às 22:38
publicado em Notícias

O cantor Gusttavo Lima, considerado como um dos artistas de maior sucesso do gênero sertanejo no Brasil, ganhou esta semana uma homenagem vinda de um outro país. O cantor recebeu uma distinção vinda da República Dominicana, com uma placa reconhecendo o artista por promover e divulgar o bachata no Brasil.

Gusttavo Lima recebe homenagem na embaixada Dominicana

O estilo surgiu na década de 1950, marginalizado em cabarés da República Dominicana. No Brasil, seus primeiros registros no sertanejo são de meados de 2010, ano em que Zezé di Camargo e Luciano lançaram "Eres todos los extremos", cantada em espanhol.

A partir dos anos 80, porém, a bachata acabou "engolida" por esses ritmos derivados do Panamá, Porto Rico e Caribe. Até Romeo Santos e Prince Royce, que já foram considerados rei e príncipe da bachata (e curiosamente são americanos), se renderam à música urbana.

O cantor acabou recebendo pessoalmente uma placa, entregue pelo embaixador dominicano Alejandro Ariaszar. A entrega foi feitia na última quinta-feira, dia 29, mas o registro foi publicado nas redes sociais somente na noite desta segunda-feira. 

Gusttavo Lima recebe homenagem na embaixada Dominicana

Gusttavo Lima conheceu a bachata em 2011, durante uma turnê nos EUA. Sete anos depois, ele trouxe elementos do ritmo caribenho para a música sertaneja no DVD O Embaixador – Ao vivo em Barretos, em hits como como Cem Mil, Eu Não Iria e Por Covardia Minha.

No ano passado, com Milu, a bachata voltou a ganhar notoriedade com o cantor se tornando uma referência para vários artistas dentro e fora da música sertaneja. No DVD recém-lançado, O Embaixador The Legacy, Gusttavo voltou a apostar no gênero musical.

Últimas notícias

As mais acessadas