Letras Web

Gilberto Gil se torna imortal da Academia Brasileira de Letras

Cantor e compositor é o segundo negro a fazer parte da instituição.

Por Rodrigo Bueno
12/11/2021 às 11:04
publicado em Notícias

O cantor e compositor Gilberto Gil acaba de se tornar o mais novo Imortal ao ser eleito para a Academia Brasileira de Letra. O Baiano vai ocupar a cadeira de número 20, local que estava vago desde a morte de Murilo Melo Filho, que aconteceu no mês de maio do ano passado. Com isso, Gilberto Gil se torna o segundo negro na instituição, ao lado de Domício Proença Filho.

Gilberto Gil se torna imortal da Academia Brasileira de Letras

Gilberto estava concorrendo junto com o poeta Salgado Maranhão, que teve 7 votos, e com o autor e crítico de literatura Ricardo Daunt, que não teve nenhum voto. Ao todo, Gilberto Gil teve 21 votos, que acabou levando ele a se tornar membro da ABL. o total, participaram da eleição 34 acadêmicos, de maneira presencial ou virtual. Quatro acadêmicos votaram em branco e dois anularam.

Uma curiosidade: Gilberto Gil nunca escreveu nenhum livro, e este acaba sendo um dos pré-requisitos para alguém realmente conseguir se tornar elegível para uma das cadeiras da Academia Brasileira de Letras. Mas Gilberto foi creditado em um livro que compila todas as letras das músicas escritas pelo compositor, e este volume acabou sendo considerado válido para que ele entrasse para a ABL.

Gilberto Gil se torna imortal da Academia Brasileira de Letras

”Gilberto Gil traduz o diálogo entre a cultura erudita e a cultura popular. Poeta de um Brasil profundo e cosmopolita. Atento a todos os apelos e demandas de nosso povo. Nós o recebemos com afeto e alegria”, disse o presidente da ABL, Marco Lucches, em saudação ao novo membro.

Últimas notícias

As mais acessadas


Pela Web