Letras Web

Filme de Sia gera revolta na internet e pessoas fazem petições contra

Pedidos estão sendo feitos para que o filme perca indicações ao Globo de Ouro.

Por Rodrigo Duarte
18/02/2021 às 12:11
publicado em Notícias

O filme “Music”, que marca a estreia de Sia como diretora, acabou irritando, e muito, uma parte importante dos espectadores. O longa, que conta com uma personagem protagonista autista, está sendo acusado de mostrar as pessoas que possuem essa doença de uma forma estereotipada. Muitas pessoas, incluindo representantes de entidades ligadas ao autismo, acreditam que o filme é ofensivo.

Filme de Sia gera revolta na internet e pessoas fazem petições contra

O longa, que também não recebeu uma crítica muito positiva, fez com que fossem criadas diversas petições on-line pedindo que ele fosse retirado das categorias nas quais foi indicado no Globo de Ouro. Uma das maiores petições já conta com mais de 65 mil assinaturas.

O filme foi indicado ao Globo de Ouro 2021 nas categorias de Melhor Filme Musical ou Comédia e Melhor atriz em Musical ou Comédia para Kate Hudson. Os criadores da petição defendem que “Music” é um filme que abusa do chamado capacitismo (termo usado para designar a discriminação e o preconceito social contra pessoas com alguma deficiência) e que contribui para estereotipar, de forma negativa, os autistas.

Filme de Sia gera revolta na internet e pessoas fazem petições contra

Além disso, a petição também ressalta que a diretora Sia optou por fazer muitas cenas com luzes piscando, sons altos, cores vibrantes e cortes rápidos de câmera, o que pode acabar sendo muito estimulante para as pessoas que possuem autismo. Os autores do pedido lembram que o filme também pode desencadear ataques epiléticos nessas pessoas.

Os críticos não poupam nem a atriz Maddie Ziegler, que vive a personagem principal com autismo. A reclamação aponta que a interpretação foi rasa e estereotipada.

Últimas notícias

As mais acessadas