Letras Web

Álbum novo de U2 estreia em 9º lugar na Billboard

Disco teve lançamento gratuito para usuários do iTunes.

Por Rodrigo Duarte
24/10/2014 às 16:58
publicado em Notícias

A controversa ação de marketing promocional da banda U2 em parceria com a Apple para a divulgação do mais recente álbum do grupo ainda está dando o que falar nos bastidores do cenário musical. Depois da sua estreia oficial e da disponibilização do disco para venda digital, “Songs of Innocence” conseguiu ficar apenas em 9º lugar na parada da Billboard.

Álbum novo de U2 estreia em 9º lugar na Billboard

O resultado é considerado fraco, especialmente levando em consideração a grande base de fãs que a banda possui em todo o mundo e também a grande quantidade de dinheiro investido no lançamento.

O álbum foi disponibilizado para todos os usuários do iTunes, através de uma parceria da banda com a empresa da maçã. A ação gerou uma série de controvérsias, uma vez que muitos usuários reclamaram nas redes sociais que não foram consultados para saber se queriam ou não que o novo álbum fosse acrescentado automaticamente nas playlists de todos os usuários do iTunes.

De acordo com as informações que foram divulgadas pela Apple, o álbum foi disponibilizado para meio bilhão de pessoas no mundo inteiro. Mas posteriormente a empresa teve que lançar um recurso oficial para remover o álbum da lista dos que não queriam escutar as músicas de Bono e sua trupe. Recentemente o próprio vocalista assumiu que a estratégia teria sido um erro e pediu desculpas.

Mais inteligentes

Álbum novo de U2 estreia em 9º lugar na Billboard

Mas parece que os usuários que não gostam de U2 e que reclamaram da ação de marketing podem ser menos inteligentes do que os fãs da banda irlandesa. Pelo menos é esta a conclusão de uma curiosa pesquisa baseada nas informações de um software criado nos Estados Unidos.

Ao longo dos últimos anos o programa mediu os resultados dos alunos no SAT (prova nos mesmos moldes do ENEM no Brasil) e comparou com os gostos musicais dos alunos. E de acordo com os resultados, as pessoas que escutavam bandas como U2, Sufjan Stevens, Counting Crows e Radiohead tiravam notas melhores.

Já os estudantes que gostam de músicas como Jazz, Gospel, Pop e de artistas como Lil Wayne e Beyoncé tiraramk notas mais baixas. 

Últimas notícias

As mais acessadas