Letras Web

Pharrell Williams se posiciona contra o irã devido a punição de jovens

Jovens fizeram uma paródia da música “Happy” na capital do Irã e foram condenados a até um ano de pr

Por Rodrigo Duarte
22/09/2014 às 14:06
publicado em Notícias

Na semana que passou a imprensa internacional noticiou a punição que um grupo de jovens acabou sofrendo na cidade de Teerã, capital do Irã. De acordo com as informações que foram divulgadas, o grupo de homens e mulheres foram condenados por criarem uma paródia do vídeo da música “Happy”, cantando e dançando pelas ruas da capital.

Pharrell Williams se posiciona contra o irã devido a punição de jovens

Nos últimos meses surgiu um grande movimento global, iniciado pelas redes sociais, que levou jovens a gravarem cenas pelas ruas das suas cidades cantando e dançando ao som do grande sucesso de Pharrel Williams. Na grande maioria dos casos a ideia era que o vídeo se tornasse um protesto, com bom humor, sobre problemas que as cidades enfrentam.

Os jovens que fizeram a versão no Irã acabaram condenados a até um ano de prisão e mais a 91 chibatadas.

Pharrel Williams criticou governo do Irã

O responsável pela música, Pharrel Williams, criticou publicamente o Irã pela punição. "É triste demais que esses jovens tenham sido presos por tentar espalhar felicidade", afirmou o intérprete do hit em sua conta no Facebook.

Pharrell Williams se posiciona contra o irã devido a punição de jovens

O vídeo acabou chamando a atenção das autoridades do Irã no mês de maio deste ano, quando conseguiu atingir a marca de 150 mil visualizações. Todos os que aparecem na gravação acabaram sendo identificados e presos pela polícia por violar as leis islâmicas, que proíbe que pessoas de sexos opostos dancem juntas (apenas parentes podem dançar juntos).

Além disso, as mulheres que aparecem nas imagens também foram condenadas por aparecerem em público sem utilizar o véu islâmico.

Além da crítica de Pharrel, outras entidades que defendem os direitos humanos desencadearam uma campanha pelas redes sociais pela libertação deles, o que até agora não surtiu efeitos 

Últimas notícias

As mais acessadas